sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Estudo teológico. Para uma interpretação do cristianismo gnóstico como expressão do amor homoafetivo.

O Evangelho secreto de Marcos é uma destas provas de que as primeiras comunidades cristãs eram compostas por grupos de amantes homo afetivos que se reuniam nos pontos significativos da sociedade judaica. 
Podemos entender que nos primeiros séculos do cristianismo havia uma aceitação e naturalidade em expressar o amor homo afetivo entre os irmãos em Jesus. Percebemos que a Igreja de Cristo vivia de forma ritualística a homo afetividade e que este culto deve ser vivido entre os irmãos em nossos dias. Dizer que Jesus foi gay pode parecer estranho para quem não está acostumado com a ideia. Durante muito tempo fomos bombardeados com a teoria homofóbica de interpretação da Bíblia o que nos torna resistentes a admitir uma outra forma de ver o mundo. Temos de resistir é à ideia de que Ele não seria diferente.
O Evangelho Secreto de Marcos era um guia espiritual, um código descritivo da vida de Jesus e de seus milagres. 
A presença de afeto entre os homens que rodeavam o mestre não é algo de espantoso. Mesmo nos livros escolhidos pela Igreja para fazerem parte de sua Bíblia (a Bíblia foi inventada no Concilio de Nicéia, no ano 325- antes desta data não existia um livro com este nome) há momentos de pura graça e afeto entre os discípulos e seu mestre.
Um exemplo de que os primeiros Padres não eram Homofóbicos é o fato de que no Evangelho de São João, capítulo 13, versículo 23 há uma verdadeira declaração de um envolvimento afetivo entre Jesus e o Pequeno João. O texto descreve a última ceia e diz que João aquele que o mestre mais amava estava o tempo todo no colo de Jesus com a cabeça reclinada em seu peito.
Ora, se hoje eu me sentasse no colo de meu pastor e deitasse minha cabeça em seu peito o que diriam de nosso envolvimento? Com certeza diriam que somos um casal gay, concordam? Então é disso que estou falando. 
Noutro trecho do texto católico (Evangelho de Marcos, 14: 51:52) Jesus está orando e os soldados chegam para prendê-lo. Quem está com Jesus? Um jovem nú que sai correndo deixando o lençol para trás. Ora, só não entende a mensagem quem tem motivos para não querer entender. O que Jesus estava fazendo no meio da floresta (Monte Getsêmani) de oliveiras, na escuridão da noite (fico imaginando como deveria estar lindo se tivesse um luar de lua cheia naquela noite. A última noite em que os amantes passariam juntos) junto com um jovem nú. Estariam olhando as estrelas? Estariam buscando piolhinhos na cabeça um do outro? Ora, Jesus estava ENSINANDO ao jovem sobre as coisa do Reino de Deus.
Este jovem era João Marcos, que posterior à morte de Jesus se tornaria discípulo de Paulo e depois de Pedro, já que era muito jovem para seguir Jesus. Mas sempre estava por perto mesmo não estando entre os discípulos. Uma prova de que era muito jovem é sua ocupação apontada pelo mestre: carregador de água, função que os homens mais velhos não fariam. Carregar água era coisa para meninos e mulheres. (Mc. 14:13: Ide à cidade e um homem carregando um cântaro d'água os encontrará- é claro que Marcos escreve apontando a sí como "um homem", o que de fato já era.)    
Por que estou apontando os textos e chamando-os de textos católicos? Porque a Igreja Católica Apostólica Romana foi que inventou a Bíblia (juntou os textos hebraicos aos textos pré catolicismo- somente aqueles que interessavam à casta sacerdotal) e mesmo dentre estes livros, que foram submetidos a criterioso crivo analítico, podemos verificar provas de demonstração pública de afeto.
A Igreja de Jesus era basicamente um grupo fechado, exclusivista. Não muitas pessoas participavam do círculo íntimo de Jesus. Quem quisesse fazer parte do grupo deveria se submeter a aprovação pessoal de Jesus. 
Vejam o exemplo do jovem rico que foi reprovado por Cristo: O jovem veio a Jesus pedir para participar do grupo dizendo: Mestre que devo fazer para herdar o Reino? E o mestre lhe deu uma tarefa difícil já sabendo que o jovem não teria coragem de fazer. --- Venda tudo o que você tem, doe tudo aos pobres. Aí então você pode me seguir.   
Ora, negar que o sexo entre eles era um rito de passagem, uma prova de seu envolvimento e de sua cumplicidade, para fazerem parte do círculo fechado de Cristo, somente não querendo ver.
Fiquem com Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário