quinta-feira, 10 de maio de 2012


Você tem razão, e muito me assusta o termo "maligno" como adjetivo de homossexualidade. Mas, a luta politica é sempre direta e arriscada; não existe possibilidade de lutar politicamente sem se expor, fazer parte de um movimento, dar voz ao discurso são fundamentais para a transformações dos modos de pensar e de agir. 
Nunca tinha pensado nos grupos religiosos como "perigosos", seu e-mail me fez pensar que tenho sido ingênua em relação a eles.
Estou mandando anexos a ficha de inscrição e a programação do seminário sobre a utilização dos dados do IBGE, acredito que será um seminário bastante técnico, mas sobreviveremos a um pouco de quantificação.
besos mi amigo teólogo

 (Foto: Uma das estatuas de divindades e cultos do templo Khajuraholakshmana na India onde aconteciam sacrificios e adorações aos deuses da natureza e divindades indús como Shiva, Nandi, Durga (uma princesa deusa) e Vishnu. Na cena retratada acima provavelmente um sacerdote e seu discipulo praticam um culto de fertilização de um animal que não reproduzia e foi trazido ao Templo pelo dono que ao fundo tapa os olhos. O sacrifício é constituido de uma ação que não é de todo suportável para as pessoas comuns por isso a necessidade do sacerdote.)
No cristianismo temos os sacrifícios nos cultos de longas caminhadas pelos montes, orações intermináveis pelas madrugadas, oferendas de louvores nos altares e refeições nos dias de natal, páscoa e outros. A sexualidade é vista como um sacrifício. O esposo tem de se deitar com a esposa. O que é um sacrificio pois nem sempre é uma vontade.  
Quando o apóstolo chama a atenção dos romanos e contintos para as relações envolvendo pessoas do mesmo sexo, está se referindo a estes sacrifícios. O termo usado é praticam, "aqueles que tais atos praticam". A tradução apropriada para a palavra usada pelos primeiro escribas do texto sagrado, no grego (praticam) poderia ser traduzido como fazer algo difícil, que exigisse sacrifício. O apóstolo está se referindo aos cultos pagãos de origem grega e romana onde o sacerdote ejaculava dentro do fiel para garantir a fertilidade antes do casamento. 
Quando o menino, entre os cananeus, jebuzeus, ferezeus, amoritas, assírios, caldeus e outros povos da antiga Mesopotâmia, atingia a idade de 10-12 anos era levado ao templo dos deuses da fertilidade e submetidos a rituais de penetração anal que garantiam as benesses dos deuses e suas vidas seriam férteis haja vista que fora fertilizado pelo sêmem do sacerdote. O sêmem assim como o sangue sempre estiveram relacionados com momentos sacrificiais. Lembre-se que Jesus, o deus dos cristãos deu o seu sangue para pagar pelos pecados dos seus seguidores. 
Divindades asiáticas exigem a aspersão do sêmem em estátuas e falos. Kanamara Sama, deus em forma de pênis no Japão, tem suas origens no tempo dos shoguns. O ritual de se deixar penetrar pela divindade garante fertilidade, proteção contra doenças sexualmente transmissíveis e muito dinheiro. É o deus das prostitutas dos tempos dos guerreiros samurais.
Acontece que nem todos os pais estavam dispostos a estes rituais (nem todos os adoradores gostavam de ser penetrados) então surge a figura do prostituto (malakoios). 
Contrata-se um jovem mancebo que goste de participar dos rituais sexuais (aqueles que de forma passiva se deixam penetrar pelo sacerdote) para representar os jovens que estão oferecendo o culto às divindades. Eles recebem para esse trabalho e gostam do que fazem.
O apóstolo chama a atenção dos novos convertidos ao cristianismo para que não participem destes rituais mas não de forma condenatória ao ritual em sí e sim pelo fato de que deveriam mudar de ritual. Agora prestariam culto não mais à Marduk, Ishtar e aos imperadores que eram considerados deuses. Até a segunda guerra mundial os japoneses acreditavam que o imperador era um deus. 
Então as leituras da Bíblia para serem justas devem ser feitas à luz das novas descobertas da antropologia, da sociologia, etc. Interpretar os textos literalmente, como fazem os fundamentalistas (lembra dos caras que derrubaram as torres gêmeas em NY? Eles fizeram um sacrifício ao deus) é errado. Uma forma de combater essa ignorância é promovendo o acesso à cultura e a educação de boa qualidade.
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário